next up previous contents
Next: Teorema de Thevenin Up: Leis e teoremas fundamentais Previous: Lei das malhas   Contents

Princípio de sobreposição

O princípio de sobreposição enuncia-se do seguinte modo:

a corrente (ou tensão) gerada numa determinada porção dum circuito é a soma algébrica das correntes (ou tensões) provocadas por cada uma das fontes do circuito consideradas isoladamente

por outras palavras, a corrente num determinado elemento dum circuito pode-se calcular somando a corrente provocada nesse elemento por cada uma das fontes do circuito isoladamente desligando todas as outras.

Exemplo: dado o circuito da figura 3.4, determine a tensão $V_2$, por aplicação do teorema de sobreposição

Figura 3.4: circuito com duas fontes independentes.
\includegraphics[width=8cm]{figs/ftd5-1.eps}

Vamos então considerar primeiro sómente a fonte de tensão, i.e., vamos desligar a fonte de corrente, o que equivale a substitui-la por um circuito aberto. Nesse caso obtemos apenas uma malha fechada com uma fonte de tensão de 3 V e duas resistências. A corrente $i$ que circula na malha é dada por $i=3/(4+6)=0.3$ A. Então podemos escrever a tensão $V_{2v}=6\times 0.3=1.8$ V. Agora vamos desligar a fonte de tensão o que corresponde a sustitui-la por um curto-circuito, ficando apenas a fonte de corrente debitando em duas resistências em paralelo. Podemos então escrever a tensão devida à fonte de corrente que é $V_{2i}=-2\times (4//6)=-4.8$ V. Então a tensão total $V_2=V_{2v} + V_{2i}=1.8-4.8=-3$ V.


next up previous contents
Next: Teorema de Thevenin Up: Leis e teoremas fundamentais Previous: Lei das malhas   Contents
Sergio Jesus 2003-09-23