Clipping

Multiconferência WSEAS CSCC 2005
14/07/2005
Coordenador da Sessão Especial "Computing and Learning: Architecture and Applications"

Prêmio Fernandes Costa
22/05/2005
Menção Honrosa atribuída pelo Instituto de Informática de Portugal

Jornadas do Mar 2004
26/11/2004
Primeiro Prêmio ex-aequo em História e Sociologia (como orientador)
Revista Bit Espanha, n 147
01/10/2004
O escritor Xavier Alcalá fala sobre sua visita à Universidade de Aveiro

Entrevista para o Jornal Qualidade Online - Opinião
07/08/2003
Um diálogo sobre o Projecto Caravela Digital

Notícias
XML

Edu-blog Eng SW
XML

    O que é isso?  





desde 23 de Agosto de 2005
navegadores passaram
por aqui..

 

 

Professor Auxiliar Convidado
 


Universidade do Algarve     
Faculdade de Ciências e Tecnologia     
Departamento de Electrónica e Engenharia Informática     
The Ualg Informatics Laboratory    
 

ensino & aprendizagem

       Regência de Sistemas de Informação Empresariais (Edu-blog 2007) (Edu-blog 2006) XML

        
Regência de Engenharia de Software (Edu-blog 2006) (Edu-blog 2005) XML 

       Aulas Práticas de Análise e Modelação de Sistemas (Edu-blog 2006)

       Aulas Práticas de Programação Orientada a Objetos (Edu-blog 2005)

       Aulas Práticas de Algoritmos

conferências

:: EATIS 2007, Organizador Geral da Conferência

   14 a 17 de Maio | Faro, Universidade do Algarve - Portugal

Em cooperação técnica com a ACM - Association for Computing Machinery e a SBC - Sociedade Brasileira de Computação, a EATIS visa a promoção de colaboração acadêmica entre universidades da Europa e das Américas. Em particular, a EATIS promove o estado-da-arte das tecnologias relevantes em Telemática e Sistemas de Informação que potencialmente forneçam direções-chave de pesquisa para jovens pesquisadores e novos grupos de investigação científica. Todos os artigos serão publicados pela The ACM Digital Library.

:: NOTERE 2007, Co-organizador do Workshop on Mobile Computing and Applications

A conferência New Technologies of Distributed Systems - NOuvelles TEchnologies de la REpartition (NOTERE) é um forum bilingue (Francês/Inglês) para engenheiro, cientistas e acadêmicos, indústria e governo para apresentar os mais avançados e últimos resultados de pesquisas em desenho, implementação, entrega e avaliação de plataformas, aplicações e arquiteturas se sistemas distribuídos.

:: IRMA 2007, Membro do Comité de Programa

A IRMA - Information Resources Management Association é uma organização profissional internacional dedicada à melhoria de conceitos e práticas de gestão de recursos de informação em organizações contemporâneas.  

:: SIEBRAP III, Presidente da Comissão Organizadora

   13 e 14 de Dezembro, 2006 | Universidade de Aveiro - Portugal

O SIEBRAP - Seminário de Investigadores e Estudantes Brasileiros em Portugal vem sendo realizado desde 2004 em Portugal, tornando-se um importante fórum de apresentação de pesquisas científicas desenvolvidas pelos estudantes brasileiros nas Universidades portuguesas. É um espaço de reflexão sobre as formas de integração entre os estudantes brasileiros e o espaço lusófono.

:: SITI 2006, Orador Convidado

   Octubre 5-7, 2006 | Popayan, Universidad del Calca - Colombia
   palestra: Informaticidad y la Inminente Convergencia Digital (em espanhol)
 

:: Collecter LatAm 2005, Coordenador de e-Government
                                          Membro do Comité de Programa 

A série de conferências CollECTeR foi estabelecida para ligar centros de pesquisa sobre Comércio Eletrônico em nove universidades distribuídas pela Austrália, Nova Zelândia e África do Sul com o intuito de formar uma base para pesquisa colaborativa em e-Commerce. O grupo CollECTeR conta hoje com vinte instituições, incluindo centros de pesquisa no Reino Unido, Eslovênia e Estados Unidos. Esta terceira conferência CollECTeR na América do Sul é organizada pela Faculdade de Administração e pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Talca. A Collecter LatAm 2005 também é apoiada pelo IEEE e pela Sociedad Chilena de Ciencia de la Computación.

 

rede de desenvolvimento social

:: Red Manquelepi

A Red Manquelepi é uma estrutura de coordenação e trabalho entre organismos públicos e privados do Chile e Espanha. Em mapundungun (linguagem dos mapuches, habitantes da Patagônia), Manquelepi significa "asas de Condor". A rede funciona através de elementos representativos dos diferentes organismos que a compõe, os quais estabelecem uma coordenação de ações entre uns e outros. Atualmente, a Universidad Mayor do Chile e a Universidat de València na Espanha (através do Departament de Psicologia Social) estão trabalhando em conjunto para oferecer uma infra-estrutura a alunos finalistas e alunos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) interessados. Este suporte permite que os estudantes possam trabalhar em associações, instituições públicas e companhias relacionadas à rede Manquelepi nas áreas de desenvolvimento, educação, desenvolvimento econômico e redes internacionais.

 

 pesquisa  & desenvolvimento

> Bolsas, Programas Europeus e Projetos Latino-americanos XML

Procura-se incentivar o intercâmbio de estudantes e pesquisadores para se criar uma colaboração acadêmica sinérgica e além-fronteiras. Se você está interessado em mobilidade acadêmica e deseja participar de programas científicos europeus ou latino-americanos, veja quais linhas de P&D - Pesquisa e Desenvolvimento abaixo lhe interessam e entre em contato conosco enviando também o seu currículum vitae. 

:: e-Government

O principal objeto de estudo desta linha de pesquisa é a inter-relação entre o novo paradigma de modelagem de dados e metadados - a Família XML - com os Sistemas de Gestão de Workflow de Informação evidenciando a sua integração e interação com todos os arquivos eletrônicos de uma organização. Espera-se responder a questões fundamentais como o grau de granularidade dos documentos XML na definição das aplicações e a capacidade de referenciação cruzada destas com outros arquivos ou bases de dados que compõem o sistema. Como regra geral, separa-se a lógica dos processos de workflow dos componentes dos Serviços de Negócio da organização. Aqui estudam-se os padrões XPDL, Interfaces WfMC, SOAP, WSDL e Serviços Web XML. Para a análise dos dados e metadados da organização, utilizam-se XML Schemas e índices para os NXDBs - Native XML Databases. Alguns sistemas NXDBs podem ser utilizados como sistemas de intermediação e recuperação de informação baseada em arquivos binários e XML. Avalia-se a utilização de documentos XML e XSL para formatar dados de acordo com dispositivos ubíquos escolhidos, tais como telefones móveis da 3ª Geração ou PCs (PDAs, computadores portáteis e comuns). Investiga-se também quais plataformas de componentes de software melhor se adequam às soluções requeridas: o ambiente .NET proposto pela Microsoft ou o J2EE proposto pela Sun Microsystems. Por fim, esta linha de pesquisa baseia-se nas tecnologias abertas citadas para desenvolver projetos de Bbliotecas Digitais e Sistemas Multimídia Ubíquos, distribuídos e heterogêneos para a automação de processos de workflow de instituições governamentais.

:: Objetos de Aprendizagem

Esta linha de pesquisa visa uma aplicação empírica do trabalho de investigação científica sobre Computação e Educação Ubíqua (u-learning), iniciado no IEETA - Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro. No momento, busca-se a utilização do Modelo de Referência SCORM como um meio de criar habilidades para suportar a concepção e desenvolvimento de Tecnologia Educativa (conteúdos e sistemas). Argumenta-se que o SCORM oferece uma abordagem adequada para a disseminação de iniciativas de Arquivos Abertos (OAI, PKP, BOAI, OAIster) e Repositórios Institucionais de Objetos de Aprendizagem (Biblioteca do MIT, Cursos do Univerisia, etc.). Nomeadamente quando o SCORM é combinado com novas tecnologias como o RSS, o Podcasting, a Família XML e Agregadores (Feedreaders) ou combinado com técnicas como a Coleta Automática de Metadados (Metadata Harvesting). Além disso, a utilização do modelo SCORM contribui tanto para a modelagem e desenvolvimento de Conteúdos Suportados por Computador (CSL) como também assiste no armazenamento, distribuição e reutilização de conteúdos feitos pelos próprios formadores ou por seus pares em outras instituições.

:: Aplicações Web Multimídia Ubíquas

A sinergia entre a Internet e a Multimídia promete novas metáforas e paradigmas nos campos da propaganda, comunicação, comércio eletrônico, turismo e treinamento pela Web. Em particular, verifica-se essa influência para o desenvolvimento de ambientes computacionais de suporte a aplicações multimídia ubíquas.  Nesta linha de pesquisa abordam-se estudos sobre Framework Web para Computação Ubíqua, Serviços Multimídia Distribuído, Serviços Web XML, Web Semântica, Computação em Grid e Telemática voltada para aplicações ubíquas. Aqui se destaca a necessidade de uma plataforma distribuída que mostre por que a flexibilidade, escalabilidade e abertura são características desejáveis para uma solução efetivamente distribuída. Estuda-se a distribuição multimídia como uma questão que ainda precisa ser resolvida, procurando um cenário "desejável" para aplicações Web ubíquas.

 

atividades técnicas & científicas

:: Membro do Comité Editorial da Revista do IEEE América Latina

:: Membro do Comité Editorial do Periódico JTAER

:: Membro Revisor da Revista IEEE Computer Magazine

:: Membro do Conselho Consultivo Externo da Revista Ensaios e Ciência

conselhos, comissões & consultoria na UALG

:: Membro do Conselho Científico da FCT

:: Membro do Conselho de Departamento do DEEI

:: Membro da Comissão Científica do DEEI

:: Semana Aberta 2006, Coordenador pelo DEEI

:: Coordenador das Relações Externas da FCT pelo DEEI

 

Interesses de Pesquisa Atuais


Computação e Educação Ubíqua

Sistemas de Workflow, Família XML, Serviços Web XML

Objetos de Aprendizagem, SCORM, Bibliotecas Digitais

Reposit
órios Institucionais , Arquivos Abertos (OAI)

Governo Eletrônico, Aplicações Web Multimídia, Web
Semântica

 


Domínio de Conhecimento

área sub-área especialidade

Ciência da Computação

Metodologia e Técnicas da Computação
Engenharia de Software

Sistemas Distribuídos

Sistemas de Informação
 
Sistemas de Computação
Sistemas Orientados a Objetos          

Telemática
 

Educação

Ensino-Aprendizagem
Tecnologia Educativa
 
 

 
Google
 
Web es-2005.blogspot.com
w3.ualg.pt poo-2005.blogspot.com

 

 

  Creative Commons License
o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons.



 


 

 

 

principal | atividades | curriculum | pessoal | contato | rss | notícias

  Páginas Web e todos os conteúdos © Copyright 2005 Rogério Patrício Chagas do Nascimento. Todos os direitos reservados. Design por Interspire