Objectivos

Contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade ao longo da vida e das possibilidades por ela conferidas.

Reforçar a realização pessoal, a coesão social, a cidadania activa e a cidadania nacional.

Promover a criatividade, a competitividade e a empregabilidade.

Aumentar a participação na aprendizagem ao longo da vida.

Promover a aprendizagem e a cultura portuguesa.

Explorar os resultados, os produtos e os processos inovadores.


Destinatários

Estudantes de uma instituição de ensino superior público universitário - com assento no Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas - inscritos em cursos de 1.º ou 2.º Ciclo.


Duração da mobilidade

Um semestre.

Nos cursos de 1.º Ciclo a mobilidade apenas pode realizar-se a partir do 2.º ano e desde que o estudante já tenha realizado pelo menos 60 ECTS. Nos cursos de 2.º Ciclo, a mobilidade só pode ocorrer no 2.º semestre.

Geralmente os estudantes apenas podem efectuar um único período de mobilidade em universidades nacionais. No entanto pode ser autorizada a mobilidade até um ano em casos especiais e previamente aceites por ambas as Universidades.


Reconhecimento académico

Todas as unidades curriculares que os estudantes efectuam na Universidade de acolhimento devem ser integralmente reconhecidas pela Universidade origem desde que correspondam ao que foi previamente definido no Contrato de Estudos. Qualquer alteração ao Contrato de Estudos inicialmente aprovado deve ser comunicada e aprovada pela Universidade de origem. Caso os estudantes se inscrevam em unidades extra curriculares, os créditos das mesmas poderão não ser reconhecidos pela Universidade de origem.




Documentos de leitura obrigatória para quem quer participar no Programa Almeida Garrett:

    Regulamento

    Guia de Mobilidade


UNIVERSIDADES PARTICIPANTES


Coordenadora do Programa na UALG





O Programa Almeida Garrett é um programa de mobilidade interna de estudantes do ensino superior público universitário, visando promover a qualidade e reforçar a dimensão Nacional do Ensino Superior. 

No quadro da mobilidade de estudantes, o Programa Almeida Garrett oferece a possibilidade de efectuar um período de estudos, com pleno reconhecimento académico, numa universidade pública portuguesa. 

Os estudantes que participam neste Programa apenas pagam propinas na respectiva Universidade de origem. 

Não existe a atribuição de bolsas de estudo para apoiar a mobilidade dos alunos seleccionados.