Como fazer umas precintas de mola (springstraps)


Esta página mostra como se poderá construir umas precintas de mola em inox para as barbatanas. Neste caso, a precinta de mola é para ser usada com as barbatanas Jetfin da Scubapro®, mas no final deixo algumas imagens para montagem nas barbatanas convencionais.

Introdução

Existe muita informação disponível na internet acerca das precintas de mola (o Google é vosso amigo...). Existem modelos comerciais (como os da Halcyon), e muitos "do it yourself".

Materiais e ferramentas


Construção

O primeiro passo é fazer as peças em acetal. Para isso partimos de um varão de acetal com 3,5 cm de diâmetro e 25 cm de comprimento (esta quantidade de acetal permitiu-me fazer 8 peças (dá para 2 pares de barbatanas), e com a fresadora desbastamos o cilindro até termos 2 lados achatados:


Depois de termos o material com a secção desejada, temos de fazer os furos onde entrará a mola. Neste caso usámos uma broca de 13 mm.



A fase seguinte é usar a fresa (3,5 mm) para cavar a ranhura onde entrará o fecho em inox da barbatana:



Depois é só cortar os blocos, e usar a roda de esmeril para lhes dar a forma final.


Em seguida removemos os pinos que ajudam a travar a precinta original da Scubapro, e fixamos a mola ao fecho em inox, usando um alicate.
Depois fixamos o cabo de nylon (que é passado por dentro da mola) aos dois fechos. Este cabo evita que a mola estique demasiado, e serve como segurança adicional no caso (altamente improvável) da mola se partir.



Finalmente colocamos as peças em acetal, e prendemos a precinta no local apropriado.

 

No caso de outras barbatanas, pode usar-se um sistema como o abaixo ilustrado:

 

Links


http://www.cisatlantic.com/trimix/fins/sprstrps.htm