Objectivos

  1. Objectivos
  2. Capacitações

Objectivos

                1.         Compreender o papel desempenhado pela análise estatística dos dados no processo de tomada de decisões e na medida do risco associado a estas decisões.

                2.         Identificar as linhas de força essenciais, as premissas teóricas, a terminologia e os conceitos fundamentais da análise estatística dos dados.

                3.         Compreender os princípios da inferência e do delineamento estatístico de experiências.

                4.         Realizar as análises estatísticas de uso mais frequente no seu domínio científico-tecnológico mediante o emprego de "software" estatístico profissional, e utilizar os resultados obtidos para produzir inferências e predições.

Back to Top

Capacitações

                1.         Capacitar os futuros licenciados para a planificação e condução das suas experiências e investigações segundo os princípios do delineamento experimental.

                2.         Capacitar os futuros licenciados para a análise e interpretação estatística dos resultados obtidos nas suas experiências e investigações, com vista à preparação de relatórios, comunicações ou artigos científicos.

                3.         Capacitar os futuros licenciados para a interpretação e compreensão dos resultados e análises estatísticas de outros investigadores da sua àrea de actividade, publicados em revistas ou apresentados em painéis ou exposições orais.

                4.         Dotar os futuros licenciados com o conhecimento básico da linguagem e do raciocínio característicos da Estatística, tornando possíveis o diálogo com especialistas da àrea do Delineamento Experimental e da Estatística sempre que necessário, ou o estudo em regime de autodidactismo de métodos estatísticos que venham a ter de aplicar e que não tenham sido abordados neste curso introdutório.

Back to Top

Author information goes here.
Copyright © 2001  [OrganizationName]. All rights reserved.
Revised: 12/19/06.