CURRICULUM VITAE

(versão resumida - Maio de 2004)

Hélder Faustino Raimundo

DADOS PESSOAIS

Nome: Helder Faustino Raimundo

Filiação:  António Pedro Raimundo e Maria Antónia da Conceição Faustino

B.I. nº: 4903538

Arquivo de Identificação: Lisboa

Data de Emissão: 17/01/2000

Data de Nascimento: 01 de Setembro de 1956

Naturalidade: Freguesia e concelho de Portimão

Morada: Urbanização Boa Entrada, Ladeira do Rato, Lote 62, 1º Esq. 8100-724 Loulé

Telefone: 967903433

Estado Civil: Casado, três filhos

I. HABILITAÇÕES ACADÉMICAS:

·Frequenta o Master em Educación de Personas Adultas y Acción Comunitaria, na Universidad de Sevilla, onde prepara a apresentação da Tese.

·12º Ano de Escolaridade / Via de Ensino (3º Curso), com a média de 17 valores.

·Frequência do 2º ano da Licenciatura em Direito, da Faculdade de Direito de Lisboa, onde concluíu seis cadeiras.

·Curso de Licenciatura em Educação e Intervenção Comunitária, na Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, com a média final de dezoito (18) valores, qualificação de Muito Bom com Distinção. Estágio final de Bacharelato na Câmara Municipal de Loulé/Associação Pró-Beneficência e Progresso de Alte, avaliado com dezoito (18) valores.

·Apresentou a Monografia final de Licenciatura, classificada com dezanove (19) valores e aconselhada, pelo júri, para publicação.

·No ano lectivo de 1997/98, na cerimónia dos 20 anos da Universidade, recebeu os Prémios “Senado da Universidade do Algarve” e “Governo Civil de Faro”, por ter sido o aluno de ensino politécnico e ainda originário do Algarve, da Universidade do Algarve com melhor média final de curso. No ano lectivo de 1999/00, voltou a receber os dois prémios referidos e pelas mesmas razões.

·Foi membro do Conselho Pedagógico da ESE (em representação do curso) e da equipa de reestruturação curricular do curso de Educação e Intervenção Comunitária.

II. OUTRAS HABILITAÇÕES:

·Curso de Formação de Agentes de Desenvolvimento, promovido pelas Comissões de Coordenação Regional, com o apoio do BIT, PNUD e IEFP, de três anos de duração.

·Curso de Organização e Condução de Reuniões, da Direcção Geral de Administração Pública.

·Curso intensivo de formação para Agentes de Dinamização Económica, da Direcção Geral do Desenvolvimento Regional, sobre os sistemas de incentivos financeiros da União Europeia.

·Conclusão de três Ateliers de Expressão Corporal e Dramática, dois no Teatro Laboratório de Faro (com Luís Aguilar e Isabel Pereira) e um no Grupo “Faz-Tudo” de Lisboa (com Miguel Loureiro e Luís Vicente).

III. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

·Desde Novembro de 2001 é Assistente na Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve.

·De Fevereiro de 1990 a Novembro de 2001, foi técnico de desenvolvimento da Câmara Municipal de Loulé, prestando serviço sucessivamente no Gabinete de Desenvolvimento Rural, no Museu Municipal da Divisão de Cultura e Património Histórico e desde Julho de 1998, na mesma Divisão, como responsável do Serviço de Artes Tradicionais. Durante este período participou como coordenador ou colaborador de diversos Projectos sociais e culturais.

·Leccionou na Escola Profissional de Gestão e Tecnologias Marítimas, de Quarteira, nos anos lectivos de 1994/95 a 2000/01, tendo assegurado diversas disciplinas das componentes científica e técnica, nos Cursos de Ambiente, Turismo e Gestão Autárquica.

·Entre Outubro de 1994 e Abril de 1996 foi Director Executivo da ALCANCE, Associação para o desenvolvimento do concelho de Alcoutim, onde foi responsável, entre outras funções, pela coordenação de diversos projectos culturais e de desenvolvimento.

IV. PROJECTOS PROFISSIONAIS:

·Membro da equipa do Museu Etnográfico Regional do Algarve entre 1982/84, que efectuou um diagnóstico monográfico do concelho de Aljezur e realizou exposição de ampla divulgação.

·Coordenador da equipa patrocinada pela Delegação Regional de Faro do FAOJ (actual Instituto Português da Juventude), que efectuou em 1982/83, um estudo sócio-económico do Bairro operário de S. Francisco, em Portimão e tem em projecto, a edição de uma monografia sobre o tema.

·Coordenador do Projecto de Recolha de Literatura Oral Tradicional no Algarve, o qual integra um conjunto de investigadores de reconhecida competência, que realizou de 1984 até hoje, a inventariação dos concelhos de Silves e Aljezur e parte dos concelhos de Loulé, Portimão, Alcoutim e Tavira. Como resultados do projecto, foram editados os CD’s seguintes: “Já cá vai roubado” - Moçoilas; “Filipa Faísca e Irmãs” – Querença; e “Velhos da Torre e Amigos” – Alte [tradição musical de Loulé].

·Produtor do vídeo “Ciclo do sal em Castro Marim”, da responsabilidade da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Sto. António.

·Membro da equipa do Projecto RIMA (Rede de Intercâmbio e Apoio a Mulheres), da Delegação de Faro do IEFP, em 1992/93, numa parceria entre as Associações IN LOCO, ASPOAD e ALCANCE que deu apoio técnico aos grupos empresariais de mulheres no meio rural do Algarve.

·Membro da equipa de investigação do Museu Regional do Algarve entre 1993/94, que organizou e montou o Roteiro Cultural do Algarve e a Exposição temporária sobre o Património e os Museus do Algarve, patentes no citado museu, em Faro.

·Coordenador do projecto de instalação do Museu Etnográfico de Santa Clara a Nova, da Casa da Cultura local, no concelho de Almodôvar.

·Coordenador do Grupo de trabalho de museus, do Programa LEADER (In Loco).

V. EXPERIÊNCIA FORMATIVA:

·Monitor do Curso “Do movimento à expressão-iniciação”, na disciplina de Expressão Corporal, na Escola Secundária João de Deus, em Faro, em 1984.

·Colaborador do trabalho de campo da cadeira de Antropologia, do Curso de Educadores de Infância da Escola do Magistério Primário de Faro, nos anos lectivos de 1982/83 e 1983/84.

·Formador no Curso de Formação “Introdução Museológica ao Património Cultural e Natural do Algarve”, promovido pelo FAOJ em Faro, de 28 a 30 de Novembro de 1985, onde apresentou o tema “O Património Etnográfico do Algarve”.

·Formador do Programa de Animadores Juvenis, PAJ/90, do Instituto da Juventude, em três módulos: “Etnografia”, “Técnicas de Trabalho de Campo” e “Associativismo”.

·Coordenador do Curso de Formação de Dirigentes Associativos, organizado pela ASPOAD e o IPJ, de Faro, sendo formador no módulo de “Dinâmica Associativa”.

·Formador dos Cursos CPC “Conservação do Património Cultural”, da responsabilidade do IEFP,  no Ameixial e em Alte (Loulé), em 1991 e 1992, no módulo de “Dinâmica e Gestão Empresarial”.

·Coordenador do Curso de Reciclagem de Animadores Locais, promovido pela Câmara Municipal de Loulé e o IEFP, em 1992, sendo ainda formador nas unidades de “Metodologia e Gestão de Projectos” e “Técnicas de Comunicação”.

·Formador no Curso de Operadores Comunitários, promovido pelo GATO, de Faro, em 1994, na unidade “Intervenção Comunitária no Contexto Regional”.

VI. PARTICIPAÇÕES CULTURAIS E PRODUÇÕES:

·Participação nos 5º e 6º Congressos do Algarve, organizados pelo Racal Clube de Silves, em 1988 e 1990, no último dos quais  apresentou três comunicações, publicadas nas Actas, exercendo também funções de presidente e relator das mesas.

·Participação no “Colóquio Europeu sobre o Desenvolvimento Local e a Acção dos Agentes de Desenvolvimento nas Regiões de Emigração”, em 1989, no Porto, onde apresentou comunicação como presidente da ASPOAD, publicada nas Actas.

·Participação nos 1º e 2º Congressos do Concelho de Loulé, organizados pela Casa da Cultura de Loulé, em 1991 e 2000, no primeiro dos quais apresentou duas comunicações sobre temas concelhios, publicadas nas Actas, tendo no segundo apresentado comunicação no forum “Acção social”, na Tôr.

·Participação no I Encontro Local sobre Ambiente, organizado pela Associação Almargem, em Loulé, em 1998, onde apresentou comunicação em co-autoria, distribuída aos participantes.

·Participação em diversas Jornadas sobre a Função Social do Museu, realizadas em Portimão, em Novembro de 1989, em Monte Redondo em Outubro de 1990 e em Alcoutim em 2001 e no Encontro Museologia e Autarquias, realizado ainda em Monte Redondo, em 1999, nas quais produziu intervenções, referidas nas conclusões.

·Participação, como convidado, em diversos colóquios e seminários, sobre mundo rural, etnomuseologia, tradição musical, literatura oral, ambiente, associativismo, educação, onde produziu intervenções. Participação em diversos outros colóquios e seminários.

·Participação nos I e III Seminários Ibéricos de Educação de Adultos, realizados na ESE, em Faro.

·Membro da comissão organizadora das Bienais de Poesia Popular Algarve-Andalucia, realizadas em Faro, Sevilha e Cachopo.

·Fundador e membro dos Grupos de Música Tradicional Portuguesa “Dar de Vaia”, de Faro e “Borda d’Água” de Tavira.

VII. ARTIGOS E PUBLICAÇÕES:

·“O impacto do romanceiro do Algarve no contexto português e peninsular” in Congresso do Algarve, Silves: Racal Clube de Silves, 105/9, 1990.

·“Música tradicional no Algarve: abordagem e análise comparativa” (em co-autoria) in 6º Congresso do Algarve, Silves: Racal Clube de Silves, 117/21, 1990; in Jornal do Algarve Magazine, Vila Real de Sto. António: Jornal do Algarve, 10/3, 1992.

·“Agente de desenvolvimento: um espaço profissional em aberto!” in 6º Congresso do Algarve, Silves: Racal Clube de Silves, 759/63, 1990.

·“Desenvolvimento local” in Actas do Colóquio Internacional “O desenvolvimento local e a acção dos agentes de desenvolvimento nas regiões de emigração da Europa”, Porto: CCRA/CCRN/CCRC/PNUD/IEFP/OIT, 209/10, 1990.

·“Em busca do minério de Mértola” in Jornal do Algarve Magazine, Vila Real de Sto. António: Jornal do Algarve, 16/8, 1990.

·“O movimento associativo em meio rural” in I Congresso do Concelho de Loulé, Loulé: Casa da Cultura de Loulé, 189/99, 1991; in “al-uliã”, nº 1, Loulé: Câmara Municipal de Loulé, 111/21, 1992.

·“A música, a dança e o traje tradicionais: práticas significantes no concelho de Loulé” (em co-autoria), in I Congresso do Concelho de Loulé, Loulé: Casa da Cultura de Loulé, 63/7, 1991; in “al-uliã”, nº 2, Loulé: Câmara Municipal de Loulé, 191/7, 1993.

·“Formação Profissional” in Loulé-Plano Director Municipal:Ensino e formação profissional, vol. I,  Loulé: Câmara Municipal de Loulé, 81/96, 1992.

·“Estruturas Associativas” in Loulé-Plano Director Municipal: Desporto e estruturas associativas, vol. II,  Loulé: Câmara Municipal de Loulé, 57/93, 1992.

·“Assistência Social” in Loulé-Plano Director Municipal: Assistência social, saúde…, vol. III,  Loulé: Câmara Municipal de Loulé, 8/33, 1992.

·“Feiras e Mercados” in Loulé-Plano Director Municipal: Cultura e património, vol. IV, Loulé: Câmara Municipal de Loulé, 75/83, 1992.

·“A música tradicional da serra - a flauta de cana travessa” in Jornal da Serra, nº7, Faro: In Loco, 4, 1994.

·“A música tradicional da serra - a surpresa da viola campaniça” in Jornal da Serra, nº 8, Faro: In Loco, 4, 1994.

·Conversando, de José Cavaco Vieira (coordenação), Loulé: Câmara Municipal de Loulé, 1997.

·Sítio Classificado da Fonte Benémola (coordenação e fotografia), Loulé: Câmara Municipal de Loulé, 1998.

·Os frutos da parceria (em colaboração), Alcoutim: Câmara Municipal de Alcoutim, 1998.

·“As Outras Músicas” in Serra do Caldeirão, Roteiro sócio-cultural, Faro: In Loco, 43/58, 1999.

·Catálogo de animação cultural do concelho de Loulé (projecto e coordenação), Loulé: Câmara Municipal de Loulé, 2001.

·“Cultura tradicional serrana” in Algarve: tradições musicais, nº IV, Faro: Grupo Musical de Santa Maria e Casa da Cultura António Bentes, 2002.

·Conversando a Vida Toda, de José Cavaco Vieira (coordenação), Loulé: Câmara Municipal de Loulé, 2003.

·Os Educadores Comunitários, a Globalização e a Felicidade. Afinal o que temos a ver com isto? In Actas do I Congresso IAA de Educação de Adultos e Desenvolvvimento Comunitário, Vila Real de Sto. António: Câmara Municipal de VRSA, 2003.

·Fundador e colaborador permanente da Agenda Cultural da Câmara Municipal de Loulé.

·Colaborador do Jornal do Algarve Magazine.

·Diversas colaborações (artigos e entrevistas) sobre música tradicional, literatura oral, museologia, recensões bibliográficas, desenvolvimento local, etc, nos seguintes órgãos: Voz do Povo Juvenil, República, Correio da Manhã, Gente Nova, Ecrã, Público, Diário de Notícias, Algarve região, Voz de Loulé, Notícias de Loulé, Jornal do Algarve, Região Sul, Avezinha, Total FM, Rádio Clube do Sul, Rádio Televisão Atlântico, RDP Sul Algarve, Rádio Cidade.

·Duas participações na RTP, na equipa que representou o Algarve no concurso “A prata da casa”.

·Poemas publicados na Antologia “Da poesia contemporânea”, volume IV, Lisboa: Editorial Minerva, 1995.

·Autor citado em vários trabalhos na Algarviana, bibliografia de “O Algarve da Antiguidade aos nossos dias: elementos para a sua história” de Marques, Maria da Graça Maia (coord.), Lisboa: Edições Colibri, 695, 1999.

·Cronista do jornal «A Voz de Loulé», na rubrica “Contrasenso”.

·Editor de Conteúdos de [a cultura], página cultural de «A Voz de Loulé».

·Autor do blogue http://contrasensus.blogspot.com

VIII. EXPERIÊNCIA ASSOCIATIVA:

·Fundador da Associação de Estudantes do Liceu Nacional de Portimão e coordenador do GIALP, Grupo de Intervenção Associativa do Liceu de Portimão.

·Antigo dirigente do Lusitano Atlético Clube Estremalense, de Portimão.

·Fundador e primeiro Presidente da Direcção da Cooperativa Origem-investigação e animação cultural, de Faro.

·       Fundador e primeiro Presidente da ASPOAD, Associação Portuguesa de Agentes de Desenvolvimento.

·Antigo membro da Direcção da Associação Alcance, de Alcoutim.