Percurso Científico

Iniciou a sua actividade cientifica, enquanto estudante de Eng. Química, em 1993 como bolseiro do Centro de Fusão Nuclear do Instituto Superior Técnico onde colaborou num projecto sob o tema “Estudo das propriedades de um plasma (temperatura e velocidade de rotação) por espectrometria de fluorescência induzida por LASER”. Durante o ano de 1995, ao abrigo do programa Erasmus, foi Assistente de Investigação no Laboratoire de Interaction Metálique et Technologie des Separation da Universidade de Tecnologia de Compiègne, onde realizou um trabalho intitulado “Estudos estruturais e interacção com inibidores de proteases de uma protease serínica (trombina) por Cromatografia de Afinidade Metálica”. De 1996 a 1999 foi Assistente de Investigação e Aluno de Doutoramento do Centro de Engenharia Biológica e Química, Instituto Superior Técnico. Os seus trabalhos de Doutoramento, cuja tese se intitula “Development of plasmid DNA downstream processing strategies based on chromatography”, visaram a Purificação de plasmídeos para terapia génica e vacinas de DNA; o Desenvolvimento de técnicas de purificação de DNA plasmidico em larga escala; e o Desenvolvimento de técnicas analíticas para análise da pureza do DNA plasmidico. Como investigador doutorado do Centro de Engenharia Biológica e Química, entre 2000 e 2002, foi responsável pelo programa de Biochips do Grupo de Engenharia Biológica.

Actualmente é membro da Comissão Executiva do Centro de Biomedicina Molecular e Estrutural, Unidade de I&D que fundou na Universidade do Algarve, onde lidera o grupo de Engenharia Biológica, Bioseparações e Biosensores e é coordenador e participa em diversos projectos de I&D.

É membro e participa numa série de Sociedades e Redes Científicas com a Sociedade Portuguesa de Biotecnologia, a Network “Malaria Research in Portugal”, a Federação Europeia de Biotecnologia, onde é membro activo da Secção de Engenharia Bioquímica (European Section of Biochemical Engineering Science) e Vice Presidente do Workgropup de Downstreamprocessing.

Colabora como revisor nalgumas das revistas mais prestigiadas da área das quais são exemplo a Trends in Biotechnology, Journal of Biotechnology, Biotechnology Progress, Biochemical Engineering Journal, e Clinical Chemistry and Laboratory Medicine.