Página pessoal de Francisco Serra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Página inicial

Intervenções em seminários e conferências

 

Intervenção nas I Jornadas dos Produtos Naturais do Algarve, organizadas pela Escola Superior de Tecnologia - Universidade do Algarve, com uma comunicação intitulada: Qualidade nos serviços e factores críticos de sucesso na restauração (09/1996).

Intervenção no seminário sobre Higiene e Segurança Alimentar organizado pela empresa Qualigénese, no âmbito da Exposição Hotelsul - Expoalgarve, com uma comunicação denominada: O Sitema HACCP - Importância da sua Aplicação na Hotelaria e Similares (04/1997).

Intervenção em dois seminários para alunos da Universidade de Roda - Holanda, com  uma exposição denominada: Plano Regional de Turismo do Algarve - Análise Estratégica (04/1997 e 04/1998).

Intervenção no I Congresso Nacional da Associação dos Directores de Hotéis – Secção Júnior, com uma exposição denominada: A inserção dos jovens licenciados em hotelaria no mercado de trabalho (11/1999).

Intervenção no seminário sobre a qualidade da restauração no turismo, promovido pela Associação Portuguesa para a Qualidade, com uma exposição denominada: Sistemas da Qualidade no Turismo (11/2000).

Intervenção no seminário sobre Yield Management promovido pela Associação dos Directores de Hotéis de Portugal – Secção Júnior, com uma exposição denominada: Sistemas de Optimização das vendas em empresas turísticas – Yield Managent Flight Simulator  ( 04/2001).

Intervenção na Conferência Internacional de Estudantes de Turismo promovida pela Rede Universitária Internacional ATLAS, com uma exposição denominada: Human Resources Needs and Students Expectations  (5/2001).

Intervenção na Conferência sobre Economia do Ambiente promovida pelo Instituto Universitário Afonso III, com uma exposição denominada: Contribuições da Dinâmica de Sistemas para o Estudo da Sustentabilidade em Turismo (5/2001);

Intervenções num Ciclo de Seminários, realizados no âmbito do funcionamento do Curso de Mestrado em Administração de Empresas da Universidade Nacional de Piura – Perú. Exposições com os seguintes temas (06/2001):

·          Promoção de Destinos Turísticos – a Experiência Europeia.

·          Gestão das Empresas de Serviços: Aplicações de Modelos de Optimização de Produção.

·          Gestão das Empresas de Serviços: Aplicações de Modelos de Optimização de Vendas.

Intervenções num Ciclo de Seminários do Programa de Doutoramento do Departamento de Economia Financeira, Contabilidade e Gestão de Operações da Universidade de Huelva – Espanha, com os seguintes temas (Maio - Junho/2002):

·          Modelação de sistemas complexos com base na Metodologia de Dinâmica de Sistemas.

·          Questões Metodológicas Relativas ao Desenvolvimento e Aplicação de Modelos Dinâmicos.

·          Questões Metodológicas Relativas ao Desenvolvimento de Simuladores de Gestão baseados em Modelos Dinâmicos.

·          Métodos e Técnicas de Validação de Modelos Complexos Baseados em Dinâmica de Sistemas.

·          Métodos e Técnicas para Testar a Consistência Estrutural de Modelos Complexos Baseados em Dinâmica de Sistemas.

Intervenção na Conferência Internacional sobre Turismo e Sustentabilidade, promovida pela Associação Universitária ATLAS, com uma exposição denominada: MODISTUR: A System Dynamics Model for the Strategic Management of Tourism Destinations (11/2002).

Intervenção na Conferência Internacional sobre Recomendações Estratégicas para as Organizações no Século XXI, Promovida pela ESGHT/UAlg, com uma exposição denominada: SIMESTRE - Um Modelo Dinãmico e plataforma de diálogo para facilitar o pensamento estratégico no Ensino e na Gestão de Instituições de Ensino Superior (12/2002).

Intervenção na Conferencia da Associação Portuguesa para a Qualidade, com uma exposição denominada: Qualidade dos destinos turísticos: a perspectiva do Pensamento Sistémico (11/2003).

Intervenção nas XIV Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Cientifica organizadas pelo Dep. de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, com uma exposição denominada: Reorientação das actividades de ensino / aprendizagem nas instituições de ensino superior: uma abordagem sistémica (02/2004).

Intervenção nas XIV Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Cientifica, organizadas pelo Dep. de Economia e Gestão – Universidade dos Açores, com uma exposição denominada: Modelización mediante dinámica de sistemas - implicaciones en el marketing de destinos turísticos (02/2004).

Intervenção num seminário para alunos da Universidade de Bournemouth, Inglaterra, com  uma exposição denominada: Algarve development scenarios  (02 / 2004).

Intervenção na Conferência Internacional sobre Networking and Partnership, promovida pela Associação Universitária ATLAS, com uma exposição denominada: integrated quality management of tourist destinations: a systems perspective (04/2004).

Intervenção na Conferencia da ESGHT/UAlg sobre Turismo e Sustentabilidade, com uma exposição denominada: Turismo, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Desafios para o Futuro. (04/2004).

Intervenção no XIII Simposio da ESADE/Universidade Luiggi Boconni sobre Turismo e Ócio, com uma exposição denominada: MODISTUR - un modelo dinámico del sistema turístico: implicaciones para la administración estratégica de los destinos turísticos (04/2004).

Intervenção num seminário para alunos da Universidade de Huelva, Espanha, com  uma exposição denominada: Concepción sistémica, sistemología interpretativa y desarrollo. De la Teoría General de Sistemas a la Dinámica de Sistemas y al Pensamiento Sistémico (05 / 2004).

Intervenção no XVIII Congresso anual da AEDEM sobre la empresa y su entorno, com  uma exposição denominada: la simulación dinámica como herramienta de apoyo para la planificación estratégica en la empresa turística: aplicación al caso del algarve (06/2004).

 

Palestra na Confraria Enófila e Gastronómica do Algarve sobre Gastronomia e Cultura: impactes na promoção da imagem consolidada dos destinos turísticos (11/2004)

 

Seminário para alunos da Universidade George Washington, EUA, subordinado ao tema: Algarve tourism dynamics: past, present and future…. (01/2005).

 

Intervenção na Conferência Internacional da ESGHT/UAlg sobre Gestão, Estratégia e Inovação nas Organizações do Século XXI com uma exposição denominada: Pensamento Sistémico, Comunicação e Aprendizagem Organizacional. (02/2005).

 

Seminário para alunos de Pós-Graduação da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril: ESHTE, subordinado ao tema: MODISTUR – Plataforma de Gestão Estratégica de Destinos Turísticos (03/2005).

 

Intervenção no ciclo de Conferencias do Conselho Científico da ESGHT, subordinada ao tema: O Pensamento Sistémico e a sustentabilidade no turismo - o caso do Algarve. (03/2005).

 

Seminário Internacional na Universidade Eduardo Mondlane, Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane, Moçambique, subordinado ao tema: Novas metodologias de ensino / aprendizagem e o papel dos professores como gestores do processo de aprendizagem (04/2005).

 

Seminário Internacional na Universidade Eduardo Mondlane, Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane, Moçambique, subordinado ao tema: O sector público como parceiro principal na gestão estratégica dos destinos turísticos. (04/2005).

 

Intervenção no Seminário Internacional da Algarve Film Commission, subordinado ao tema: O Algarve, o turismo e a indústria do audiovisual  (05/2005).

 

Artigos, documentos de trabalho, dissertações e manuais

Modelação Dinâmica e Cenários de Desenvolvimento para o Algarve. Publicado na Revista Encontros Científicos, nº 1 (2005).

 

IQM and the Strategic Management of Tourism Destinations: a Systems Perspective. Publicado online pela Agência Europeia para o Ambiente, URL: http://destinet.ewindows.eu.org/aManagement/2/strategic/ (08/2004).

 

Strategic Management of Tourism Destinations:. Publicado online pela Agência Europeia para o Ambiente, URL: http://destinet.ewindows.eu.org/aManagement/2/strategic/ (07/2004).

Modelización del sector turístico y simulación de estratégias mediante Dinámica de Sistemas. Aplicación al Algarve Portugués. (Tese de Doutoramento). Universidad de Huelva, Espanha (2003).

Dinâmicas de uma População de Gamos no Parque Nacional de Doñana. Faculdad de Ciências Económicas y Empresariales - Universidad de Huelva,  Espanha. Publicado na Revista d'Os Algarves nº 7, com o título: Dinâmica de Sistemas. Uma Aplicação ao Estudo dos Ecosistemas. Caso de uma População de Gamos (dama dama) no Parque Nacional de Doñana (1999).

Análise de Séries de Vendas na Restauração - Engenharia de Ementas: Aplicação da Teoria Keynesiana da oferta e da procura, numa perspectiva de optimização dos resultados de exploração e da satisfação dos clientes. ESGHT- UAlg (1998).

Gastronomia e Cultura. Publicado na Revista d'Os Algarves nº1(1997).

Planeamento Público e Empreendimentos Turísticos Privados - Conflito ou Complementaridade? - o caso Almada D’ouro, no Concelho de Castro Marim.  ESGHT – UAlg (1996).

O Círculo Universitário: Estudo de Caso. ESGHT – UAlg (1996).

Análise do Sistema Turístico na Óptica do Planeamento e Ordenamento do Território - O Caso do Concelho de Loulé. ESGHT – UAlg (1995).

 

Manuais

Manual de Técnica Hoteleira. ESGHT – UAlg (1995).

Cadernos de Gastronomia. ESGHT – UAlg (1994).