objectivos

O software intitulado «Multi-Node Vehicle Thermal Behaviour», que é usado no projecto térmico de veículos com topologia complexa, simula a resposta térmica de veículos e avalia a qualidade do ar nos espaços interiores. Este programa calcula não só a evolução do valor da temperatura do ar no interior dos compartimentos e condutas, dos vidros das janelas, dos corpos interiores e das camadas dos corpos principais do veículo e das condutas, como também da massa de vapor de água e dos restantes gases no interior dos compartimentos e das condutas.

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modelo numérico

  • Equações integrais de balanço energético (ar, corpos principais e interiores e vidros);

  • Equações integrais de balanço mássico (ar nos compartimentos e condutas);

  • Fluxos de calor condutivos nas paredes dos veículos;

  • Fluxos de calor evaporativos nos corpos principais e interiores e vidros;

  • Fluxos mássicos por difusão e convecção;

  • Fenómenos de adsorção/desorção nos corpos interiores e principais;

  • Cálculo da distribuição da radiação solar no exterior do veículo e no interior dos compartimentos;

  • Cálculo das trocas de calor no interior dos espaços;

  • Coeficientes de transferência de calor e massa;

  • Geração de malha em topologia complexa.

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Aplicações

  • Dimensionamento e optimização da carroçaria do veículo;

  • Climatização (desenvolvimento e implementação de sistemas de ar condicionado, aquecimento e ventilação eficientes);

  • Avaliação da qualidade do ar;

  • Avaliação detalhada dos níveis de conforto térmico e desconforto local a que os ocupantes estão sujeitos nos diferentes espaços.

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Ilustrações

 

Geração de malha na envolvente (corpos principais e vidros) e nos corpos interiores de uma composição de um comboio de transporte de passageiros.

 

 

Avaliação do nível de conforto térmico a que o condutor de um veículo ligeiro está sujeito num dia de Inverno com o Sol de frente, através do «Human Thermal Comfort - 3D». Os dados de entrada neste programa foram obtidos pelo «Multi-Node Veicle Thermal Behaviour». Cálculo do campo da radiação solar incidente, da temperatura média radiante e da temperatura da superfície da pele do condutor.

 

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