“Nenhuma actividade humana, nem mesmo a medicina, tem tanta importância para a saúde como a agricultura” Prof. Pierre Delbet

 

Universidade do Algarve

Faculdade de Ciências e Tecnologia

   

 
 

Amílcar Manuel Marreiros Duarte

Professor Auxiliar

Departamento de Ciências Biológicas e Bioengenharia

 

Membro do Conselho Geral da Universidade do Algarve

Subdiretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia

Membro do Conselho Científico da FCT

 

    

Apresentação:


Nascido em Aljezur, em 1962, estudei lá até aos 12 anos e depois em Lagos e em Portimão.

Na impossibilidade de continuar os estudos por falta de recursos, trabalhei na construção civil e como agente inquiridor no Recenseamento Agrícola. Depois obtive uma bolsa de estudo e fui até à ex-URSS. Estive durante 6 anos em Kharkov, na Ucrânia. No primeiro ano aprendi o russo e depois fiz o curso de Agronomia.

De regresso a Portugal, trabalhei em aquacultura, na empresa Eurodáqua. Em 1988 ingressei na carreira docente na Universidade do Algarve, onde continuo. Entretanto, estive 5 anos em Espanha (Universidade Politécnica de Valência), fazendo um Mestrado e a parte experimental do Doutoramento.

Sou docente da área de fruticultura. Trabalho sobretudo com citrinos. A maioria dos trabalhos de investigação abordam o conhecimento dos processos de floração e frutificação das árvores de fruto e o controlo da frutificação. Preocupam-me as questões da sustentabilidade da agricultura. Ultimamente tenho trabalhado em agricultura biológica, nomeadamente, comparando a qualidade da produção de diferentes modos de produção.

Tenho participado em diversos órgãos de gestão da Universidade do Algarve, além de participar em diversas actividades sindicais, associativas e de cidadania.

 

 

Curriculum vitae na plataforma DeGóis

Research Gate

 

 

 

Endereço / Address

Amílcar M. Marreiros Duarte

Universidade do Algarve
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Campus de Gambelas; Edif. 8
8005-139 Faro
Portugal