Núcleo do Algarve do Instituto Paulo Freire de Portugal

O Instituto Paulo Freire de Portugal tem consagrada nos seus estatutos a possibilidade da criação de núcleos, que com muita autonomia tentam trabalhar dentro das linhas orientadoras estabelecidas. Trata-se não só de divulgar o pensamento de Paulo Freire, mas de realizar uma série de actividades mais práticas que se integram na inspiração que nos deixou: organização de encontros, eventos e seminários; realização de acções de formação dirigidas a públicos-alvo distintos; trabalhar em colaboração com grupos desfavorecidos, etc.

O Núcleo do Algarve encontra-se, fisicamente, na Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve. No entanto, pretende vir a constituir-se como uma mais valia para a região algarvia, mantendo relações fortes com as associações cívicas ou demais grupos, mesmo que fora da universidade, num espírito aberto e flexível.

No Núcleo do Algarve trabalhamos sem ter uma direcção, nem uma hierarquia; dispensamos actas e todo o trabalho burocrático que não seja estritamente necessário. Todos aqueles que queiram pertencer ao Núcleo são bem vindos e terão os mesmos direitos que todos os membros, podendo participar livremente e dentro das suas possibilidades. Desta forma, se quer pertencer ao nosso Núcleo, basta dirigir um email a antónio fragoso (aalmeida@ualg.pt) e fazer-se sócio do Instituto Paulo Freire de Portugal (clique aqui). Começará a receber informações via correio electrónico, as convocatórias para as reuniões, etc.